Durante sua permanência no Egito, o povo de Israel por tanto tempo vira e ouvira a idolatria sendo praticada, que em grande medida perdeu seu conhecimento de Deus e de Sua lei, bem como o senso da importância e santidade do sábado. Então a lei foi dada uma segunda vez para trazer-lhes essas coisas à lembrança. Deus tirou os hebreus da servidão egípcia e ordenou que observassem o Seu sábado e guardassem a lei dada no Éden(a). Cada semana Ele operava um milagre para fixar-lhes na mente o fato de que instituíra o sábado no começo do mundo.
Há os que afirmam que o sábado foi entregue apenas para os judeus; mas Deus nunca disse isso.1 Israel foi escolhido e concordou em aprender, vivenciar e ensinar os caminhos de Deus à outras nações (Êxodo 19:1-8 cf. Gênesis 18:19, Gênesis 26:4-5). Deus nunca limitou Suas leis e juízos aos israelitas:
Logo, o sábado é importante tanto para os judeus quanto para outras nacionalidades. Deus tornou a observância do sábado obrigatória a todos os homens (Eclesiastes 12:13; Tiago 2:10-12). É afirmado claramente que "o sábado foi feito por causa do homem" (Marcos 2:27 NVI). E todos aqueles que se encontram em perigo de ser enganados neste ponto, devem atentar para a Palavra de Deus, e não aos argumentos humanos (Marcos 7:6-9; Colossenses 2:8).2
A abrangência do sábado
Assim como os demais preceitos do Decálogo (Êxodo 20:3-17), o sábado é de aplicabilidade moral, universal e eterna. Ele foi instituído para o benefício(b) de toda a humanidade:
Esses textos revelam de forma inequívoca a universalidade do sábado. Os versos de Ezequiel 20:20-21, que são interpretados intencionalmente às avessas para indicar que o sábado foi destinado somente para os judeus, trazem a palavra "homem" proveniente do hebraico "'adam", que significa: indivíduo humano; espécie humana.
Em Isaías 56:2, a palavra "homem" e a expressão "filho de homem", que originam-se respectivamente do hebraico "'enowsh" e "ben 'adam", igualmente referem-se a: pessoa(s), ser humano, humanidade. E a mesma abrangência ocorre em Marcos 2:27, onde a palavra "homem" é traduzida do grego "anthropos", que significa: ser humano; indivíduo humano.
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Como pode ser observado, a desobediência de Israel além de ter provocado malefícios para si mesmo e zombarias ao Criador, incentivou outras nações a permanecerem audaciosas contra Deus e Seus ensinos (Romanos 2:24). E nos dias atuais, não estão as várias igrejas cristãs seguindo a mesma conduta do antigo Israel ao renegarem a lei de Deus? (Mateus 5:17-20; I João 3:4). Que exemplo elas estão transmitindo para os não-cristãos?
Sábado: identificação de Deus
![]() Em geral, o selo contém três elementos básicos: o nome do proprietário do selo, seu título e a jurisdição de seus domínios. Comumente o selo oficial tem o objetivo de validar e conceder a autoridade de seu detentor ao documento que o recebe.
E no Decálogo, é justamente o mandamento do sábado que contém os elementos fundamentais de um selo. Pois é o único que identifica o Deus verdadeiro ao declarar o Seu nome: "Senhor, o teu Deus" ("Yhovah" - Jeová); o Seu título: "Criador" (Aquele que fez); e Seu território: "os céus, a terra e o mar" (Êxodo 20:10-11 cf. Apocalipse 14:7). Uma vez que apenas o quarto mandamento mostra sob a autoridade de quem foram concedidos os Dez Mandamentos, é ele que contém o "selo de Deus"; colocado sobre a Sua lei como garantia de sua autenticidade e vigência.5
Selados para a eternidade
Ao ser o povo de Deus selado na testa, não se trata de selo ou sinal que se possa ver, mas sim uma fixação na verdade, tanto intelectual como espiritual, que não há mais a possibilidade de haver mudanças.6 O selo de Deus será posto somente naqueles que têm a semelhança de Cristo em caráter (cf. João 15:10).7 É a obediência aos Seus mandamentos, em sua totalidade, que molda o caráter segundo a semelhança divina (Josué 22:5; Tiago 2:8-12).
Entretanto, o homem por si mesmo, pelas suas próprias forças, é incapaz de obedecer e agradar a Deus (João 15:5; Romanos 8:5-8). Ele necessita da atuação do Espírito Santo para alcançar tais propósitos:
O Espírito Santo conduz o pecador a Cristo e o prepara para ser um cidadão no reino do Céu. Unicamente por intermédio dEle pode alguém compreender e por em prática os preceitos do Decálogo, e assim, ser selado: "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." (Efésios 4:30 RA). O Espírito Santo não é o selo, mas a maneira "pela qual", "com a qual" se recebe o selo. Referindo-se a atuação do Espírito, o profeta Isaías declara: "Quando te desviares para a direita e quando te desviares para esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: 'Este é o caminho, andai por ele'." (Isaías 30:21 RA).
Muitos não receberão o selo de Deus porque não guardam os Seus mandamentos, não produzem os frutos da justiça (Salmos 119:142; I João 5:1-3 cf. Mateus 19:16-19). A grande multidão dos professos cristãos deparará com amargo desapontamento no dia de Deus. Eles não possuem na "testa" o selo do Deus vivo. Sendo mornos e indiferentes, desonram muito mais a Deus do que o descrente confesso. Tateiam nas trevas, quando poderiam estar andando na luz meridiana da Palavra, sob a orientação de Alguém que nunca erra.
Não devemos imitar nenhum ser humano. Não há nenhum ser humano que seja suficientemente sábio para ser nosso critério. Devemos olhar para o homem Cristo Jesus, o qual é completo na perfeição da justiça e santidade. Ele é o Autor e Consumador de nossa fé. Ele é o Homem exemplar(d). Sua experiência é a medida da experiência que devemos obter. Seu caráter é nosso modelo. Tiremos, portanto, a mente das perplexidades e das dificuldades desta vida, e fixemo-la nEle, para que, contemplando-O, sejamos transformados à Sua semelhança (I Pedro 1:14-16 cf. Levítico 19:2). Ao olharmos para Ele e meditarmos a Seu respeito, Ele será formado em nós. Só os que receberem o selo do Deus vivo terão o passaporte para transpor os portais da cidade santa.8
Vídeos relacionados: O Selo de Deus e o Conflito; Sábado, 24 horas de Descanso
a. Acesse: O Decálogo no Éden - I; O Decálogo no Éden - II
b. Acesse: Memorial da Criação
1. Ellen Gould White, Review and Herald, 30 de agosto de 1898.
2. Ibidem.
3. SHULER, J. L. (1972). God's Everlasting Sign, Nashville, TN: Southern Publishing Association, p. 114-116; ANDREASEN, M. L. (1942). The Sabbath, Washington, DC., Review and Herald Publishing Association, p. 248; WALLEMKAMPF, "The Baptism, Seal and Fullness of the Holy Spirit", (manuscrito não-publicado), p. 48; WHITE, E. G. Patriarcas e Profetas, 16.ª ed., São Paulo, SP: CPB, sec. III, cap. 27, p. 307; WHITE, E. G. Grande Conflito, O; 41.ª ed., São Paulo, SP: CPB, sec. IV, cap. 40, p. 640.
4. WHITE, E. G. Grande Conflito, O; 41.ª ed., São Paulo, SP: CPB, sec. III, cap. 26, p. 452.
5. Nisto Cremos. (2003). 7.ª ed., São Paulo, SP: CPB, cap. 19 (2. o sábado e a lei); WHITE, E. G. Patriarcas e Profetas, 16.ª ed., São Paulo, SP: CPB, sec. III, cap. 27, p. 307.
6. SDA Bible Commentary, vol. 4, p. 1.168; (cf. Provérbios 3:1-4, Isaías 8:16, Hebreus 10:15-17).
7. SDA Bible Commentary, vol. 7, p. 970; (cf. João 15:10, João 10:32, Tiago 2:26).
8. Ibidem.
Outros estudos:
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