Dois sofismas anomianistas(a) são associados ao verso de I Coríntios 9:20:
Estas hediondas alegações anomistas são aniquiladas pela Bíblia ao descrever quem era Paulo e o seu real vínculo com a lei:
![]() Paulo era filho de hebreus e fariseus, foi membro do sinédrio, conhecia e praticava irrepreensivelmente a lei de Moisés e a cultura judaica (deste que esta não conflitasse com aquela), e fazia estas coisas por causa de seu zelo com Deus. Portanto, ele vivera "natural", "doutrinal", "espiritual" e "culturalmente" como judeu. A expressão "fiz-me como judeu" não foi empregada no sentido de "satisfazer ideologias judaicas", esta alegação é completamente ridícula.
As prerrogativas de Paulo citadas em Atos 22:3, Atos 26:5 e Filipenses 3:4-6, facilitavam a sua aproximação aos judeus para pregar o evangelho, pois davam-lhe condições de entender e argumentar com as diversas classes da comunidade judaica.1 Ao dizer, "fiz-me como judeu", ele revelou que agiu respeitando as orientações da lei de Moisés e os procedimentos culturais judaicos sem sobrepujar os princípios do evangelho; ou seja, quando Paulo deparava-se com alguma prática restritamente judaica conflitante com o evangelho, ele não hesitava em preservar este último (Gálatas 2:14-16).
Paulo tinha conhecimento de que, para o evangelho, não importava se um indivíduo era judeu ou gentio;2 mas, comportava-se rigorosamente como judeu sempre que necessário (I Coríntios 9:20 cf. I Coríntios 10:27-33), e através deste proceder ele evitou intrigas e aproximou seus compatriotas de Jesus. Cuidado semelhante ele manifestou em companhia dos gentios, pois jamais exigiu que os mesmos praticassem coisais pertinentes exclusivamente ao judaísmo (I Coríntios 9:21 cf. I Coríntios 10:32-33). Apesar disso, ele era constantemente acusado por seus oponentes de que tinha rebelado-se contra a lei de Moisés e passado a viver de acordo com as diversas culturas gentílicas. Adiante alguns acontecimentos que comprovam estas afirmações:
Dentre os exemplos acima, o mais polêmico é o caso da circuncisão envolvendo Timóteo e Tito. Que motivos conduziram Paulo a agir diferentemente nos dois casos?
Timóteo era considerado judeu (nascido de mãe judia e pai gentio) e, conforme as leis judaicas,3 ele poderia ser circuncidado. Aliado a isso, Paulo tinha forte apreço por Timóteo e desejava tê-lo como auxiliar no seu ministério, pois ele estava sempre voltado às Escrituras com verdadeira fé.4 E, devido a vida pública que Timóteo desempenharia em favor do evangelho, Paulo concordou em sua circuncisão, visto que: a sua continua convivência com os judeus, associada a sua anterior condição incircuncisa, teria causado descrédito por parte deles; fatalmente não aceitariam Timóteo como instrutor cristão. Então, Paulo, para evitar que ele se tornasse motivo de constrangimento na comunidade judaica, concordou com a sua circuncisão.
Tito, por sua vez, era gentio e nada justificava a realização de sua circuncisão. Ademais, Paulo entraria em conflito com aquilo que ele próprio ensinava: "Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor." (Gálatas 5:6 NVI; Romanos 2:29 cf. Deuteronômio 30:6). Embora a circuncisão não tenha importância alguma para o evangelho, ela possui forte influência no judaísmo. Não obstante, Paulo não iria retomar algo que já havia sido resolvido no concílio de Jerusalém(c).
Assim, a circuncisão de Timóteo além de ter sido neutra para o evangelho, não confrontou um de seus princípios fundamentais, uma vez que ela não foi praticada com o intuito de obter justificação por obras (cf. Romanos 9:30-32, Gálatas 2:15-16). Deste modo, Paulo procedeu de acordo com a lei para atender uma particularidade na cultura judaica sem infringir o evangelho. Vale ressaltar ainda que a expressão "sujeitos à lei" de I Coríntios 9:20, refere-se a obediência integral da lei(d) de Moisés. Os judeus que ainda não tinham aceitado o sacrifício de Cristo acreditavam na completa submissão à ela, sobretudo aos preceitos cerimoniais (II Coríntios 3:14-15 cf. Atos 15:1).
Considerações Finais
Embora relutante contra o evangelho, a nação de Israel não havia sido esquecida completamente por Paulo (Atos 13:46 cf. I Coríntios 10:32-33, Hebreus 3:12-14). Em meio as dificuldades, Paulo mantinha a esperança de ver o seu próprio povo volvendo-se também com Cristo.
Ele realizou várias viagens evangelísticas para diversas localidades fora da Palestina e, consequentemente, teve contato com diversas culturas. Todavia, sempre buscou respeitá-las enquanto este respeito não confrontasse o evangelho e a lei de Deus. E o verso de I Coríntios 9:21 expõem nitidamente este comportamento:
O texto de I Coríntios 9:21 é, inseparavelmente, complemento de I Coríntios 9:20. Contudo, ele é ignorado propositalmente por aqueles que defendem os sofismas apresentados no início deste estudo pelos seguintes motivos:
Apesar de todo o seu conhecimento e zelo pela lei de Moisés, Paulo discernia as coisas que eram praticáveis com o advento da nova aliança: "Foi alguém chamado sendo já circunciso? Não desfaça a sua circuncisão. Foi alguém chamado sendo incircunciso? Não se circuncide. A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus." (I Coríntios 7:18-19 NVI cf. Hebreus 10:16-17); isto é, obedecer a lei de Deus(h).
Assim, nota-se claramente as falácias elaboradas por meio de textos bíblicos descontextualizados para atacar a lei e Deus. Igualmente, observar-se o motivo que conduze a este sórdido comportamento: satisfazer a consciência estagnada no erro.
a. Sofisma: argumento elaborado com o intuito de induzir ao erro; raciocínio capcioso alicerçado em ideia inconsistente; aquilo que foi elaborado para conduzir propositalmente ao engano. Anomista: pensamento ou indivíduo que rejeita os padrões de conduta determinados pela lei de Deus; aquele que defende que o comportamento humano não deve estar sujeito as regras de uma lei, sobretudo as divinas.
b. Gamaliel era fariseu, mestre da lei e respeitado por todo o povo judeu (Atos 5:34).
c. Acesse: O Concílio de Jerusalém
d. Alguns comentaristas interpretam a expressão, "sujeitos à lei" de I Coríntios 9:20, como sendo as leis rabínicas criadas a partir da lei de Moisés.
e. Acesse: A Lei de Deus aos Romanos - II
f. Acesse: A Lei de Deus aos Romanos
g. Acesse: Dias, Meses, Tempos e Anos
h. Acesse: Lei de Deus & Lei de Moisés
1. Atos 13:16-22; Atos 14:1-2; Atos 17:1-4; Atos 28:17-20.
2. Romanos 2:25-29; Romanos 3:29-30; Romanos 10:12-13; I Coríntios 12:13; Gálatas 6:15; Colossenses 3:11.
3. Babylonian Talmud: Tractate Yebamoth, folio 45(b).
4. Romanos 16:21; Atos 19:21-22; I Coríntios 4:17; I Coríntios 16:10-11; I Timóteo 1:1-2; II Timóteo 1:1-5; II Timóteo 3:14-15.
Outros estudos:
|
Página Principal > Antigas Veredas >